
Livros e materiais recomendados pela nossa equipe de consultoria


Marketing e Vendas

A mediocridade é a principal inimiga da inovação.
Gestão da Mediocridade traz estratégias realmente funcionais para negócios no cenário brasileiro, desenhando as bases para uma gestão de alto impacto em resultados de curto, médio e longo prazos visando ao enfrentamento dos desafios do Mercado 4.0.
Enfrentar os doze rounds deste livro é uma das experiências mais marcantes e agregadoras que um Estrategista Comercial pode vivenciar. Aqui, o leitor vai encarar três frentes de análise:
1 A mediocridade pessoal e de uma sociedade idiotizada.
2 A mediocridade das organizações brasileiras em suas estratégias de negócios desconexas de seus próprios valores fundadores e dos valores de seus clientes.
3 Aplicação de modelagens de gestão de marketing, vendas e pessoas em organizações dos mais diversos portes, nos moldes de uma consultoria completa focada em sobrevivência via inovação em um mercado cada vez mais competitivo.
Bem-vindos aos desafios dos Negócios 4.0.
O tempo dos obsoletos acabou.

Nota do Consultor
Este é o livro mais completo de Gestão Comercial que você terá acesso. Além da questão textual, escrita de forma a descomplicar as modelagens de gestão de Marketing e Vendas, você ainda terá 26 aulas de imersão via QR Code. Trata-se de uma experiência completa via um verdadeiro manual de gestão aplicado a organizações dos mais diversos portes.
Gestão de Pessoas

Neste livro, três notáveis especialistas em gestão de RH delineiam um poderoso sistema de mensuração, que enfatiza o papel inquestionável da área de recursos humanos como fonte primordial de vantagem competitiva sustentável e como vetor crítico de criação de valor. Os autores se baseiam em um estudo entre 3.000 empresas para desenvolver um processo de sete fases, que chamam de Scorecard de RH, projetado especificamente para embutir os sistemas de recursos humanos no âmago da estratégia geral da empresa e para gerenciar a arquitetura de RH como recurso estratégico. Com fundamento no modelo de Balanced Scorecard, de eficácia comprovada, eles também mostram como vincular os resultados de RH a indicadores, como rentabilidade e valor para os acionistas. Os autores argumentam que o papel estratégico da área de recursos humanos começa com o projeto de uma arquitetura - a função de RH, o sistema de RH e os comportamentos do pessoal estratégico - que enfatiza e reforça a implementação da estratégia da empresa. Recorrendo a exemplos convincentes de várias empresas importantes, eles explicam como desenvolver e experimentar o Scorecard de RH, a fim de gerenciar a arquitetura de RH na condição de recurso estratégico e de medir sua contribuição para o desempenho da empresa.

Nota do Consultor
A Gestão de Pessoas brasileira é sobretudo baseada em interações, motivação e comunicação. Adaptando a modelagem do BSC à Gestão de Pessoas você parte para a estruturação de indicadores e métricas para gerenciamento e desenvolvimento de equipes via KPIs, adaptando políticas de RH à realidade estratégica da sua organização.
Análise Organizacional

Em média, mais de 75% do valor de mercado das empresas resulta de ativos intangíveis que não são captados pelos critérios de avaliação tradicionais. Com base no argumento de que não se pode gerenciar o que não se pode medir, Robert S. Kaplan e David P. Norton desenvolveram um sistema de avaliação do desempenho revolucionário, denominado Balanced Scorecard, que possibilita a quantificação desses intangíveis críticos, como pessoas, informação e cultura.Agora, mais de uma década depois, milhares de empresas em todo o mundo adotaram o Balanced Scorecard não só como sistema de mensuração, mas também como sistema de gestão estratégica com resultados extraordinários.Enquanto, em geral, de 70 a 90% das iniciativas estratégicas fracassam, as empresas do Balanced Scorecard executam de maneira consistente suas estratégias, com rapidez e sucesso. Como conseguem isso?Baseados em seu trabalho com mais de 300 organizações, ao longo de mais de doze anos, Kaplan e Norton criaram uma nova ferramenta que se revelou uma inovação tão importante quanto o próprio Balanced Scorecard: os mapas estratégicos. Da mesma maneira como não se pode gerenciar o que não se mede, dizem Kaplan e Norton, também não se pode medir o que não se descreve.Usando exemplos reais de dezenas de empresas, Kaplan e Norton mostram como criar mapas estratégicos sob medida, que permitem às organizações:• Esclarecer suas estratégias e comunicá-las a todos os empregados.• Identificar os principais processos internos que determinam o sucesso da estratégia.• Alinhar os investimentos em pessoas, tecnologia e capital organizacional, para que exerçam o maior impacto possível.• Expor as lacunas na estratégia e adotar medidas corretivas imediatas.Ao fornecer o elo perdido entre formulação e implementação da estratégia,Mapas Estratégicos é um projeto para descrever, mensurar e alinhar ativos intangíveis, a fim de alcançar desempenho superior.

Nota do Consultor
A visão holística sobre as organizações é fundamental para gestores e estrategistas. Como montar planos que impactem diversas áreas? Como demonstrar o efetivo resultado estratégico e financeiro de ações que parecem desconexas? O BSC é excelente para análise de empresas, potenciais e estratégias multisetoriais.
Tecnologia da Informação

Este livro se propõe a apresentar os principais fundamentos de Big Data, seu histórico e sua utilização.
Explica a diferença existente entre ele e Business Intelligence (BI), o que é Big Data Analytics e Análise Preditiva. Aborda modelos preditivos, Internet das Coisas (IoT) e Machine Learning, bem como a importância do banco de dados Apache Cassandra e sua estrutura. Explica as tecnologias MapReduce e Hadoop, e o papel do cientista de dados e sua forma de atuação.
Trata da coleta de dados de redes sociais e da criação de projetos de Big Data. A obra traz ainda casos de sucesso da aplicação de Big Data em segmentos como varejo, mídia, logística, entre outros.

Nota do Consultor
Dados se transformam em informações. Informações se transformam em conhecimento. Agora, como trabalhar com bases de dato extraordinariamente grandes? Esse é o desafio da Big Data, uma das frentes mais desafiadores dos negócios modernos e de fundamental compreensão para gestores e estrategistas de mercado.
Desenvolvimento Pessoal

Aclamado psicólogo clínico, Jordan Peterson tem influenciado a compreensão moderna sobre a personalidade e, agora, se transformou em um dos pensadores públicos mais populares do mundo, com suas palestras sobre tópicos que variam da bíblia, às relações amorosas e à mitologia, atraindo dezenas de milhões de espectadores. Em uma era de mudanças sem precedentes e polarização da política, sua mensagem franca e revigorante sobre o valor da responsabilidade individual e da sabedoria ancestral tem ecoado em todos os cantos do mundo. Neste livro, ele oferece doze princípios profundos e práticos sobre como viver uma vida com significado. A partir de exemplos vívidos de sua prática clínica e vida pessoal, bem como de lições extraídas das histórias e mitos mais antigos da humanidade, 12 Regras para a Vida oferece um antídoto para o caos em nossas vidas: verdades eternas aplicadas aos nossos problemas modernos. “Um dos pensadores mais importantes a surgir no cenário mundial em muitos anos.”

Nota do Consultor
Diante de tempos em que os gestores buscam literaturas rasas sobre liderança, esse é um livro que traz bases comportamentais consolidadas em análises bastante abrangentes de filosofia e psicologia. Os desafios e a pressão da Gestão atingem diretamente sua vida pessoal, portanto esse livro merece a indicação, pois vai fortalecer seus pilares psicológicos.
Marketing

Este livro comprova mais uma vez porque Philip Kotler é considerado o pai do marketing moderno. Em seu livro anterior, ele explicou a transição do marketing orientado ao produto (1.0) para o focado no consumidor (2.0) e então para o centrado no ser humano (3.0), em que produtos, serviços e culturas empresariais devem adotar e refletir valores humanos para serem bem-sucedidos.
Agora, junto com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, Kotler examina as importantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0). Eles mostram não só como a conectividade alterou de forma radical o modo como vivemos, mas como entender os caminhos do consumidor na era digital e adotar um conjunto novo de métricas e práticas de marketing.
Para alcançar o sucesso em um ambiente tão mutável, complexo e competitivo, o marketing deve guiar o consumidor ao longo de uma jornada que começa na apresentação e assimilação da marca e termina na fidelização total.
De tempos em tempos surge um "novo" movimento no marketing, porém desta vez não foram apenas as regras que mudaram, mas toda a sociedade. Marketing 4.0 apresenta uma análise sólida do consumidor do presente e do futuro e oferece as informações necessárias para atingi-los da maneira mais eficaz.

Nota do Consultor
A Integração entre os fatores humanos no Marketing e a Tecnologia estão descritos nesse livro de forma magnífica. Trata-se de uma verdadeira revolução nos negócios, sendo uma literatura obrigatória para profissionais de Marketing. Foram lançadas versões 5.0 e 6.0, porém são livros de explicação quanto aos conceitos fundamentais desse livro.
Artigos em Áudio

Os principais artigos publicados pela nossa equipe de cosultoria estão disponíveis no Spotify em formado de áudio. Uma ótima maneira de você aproveitar seu tempo em caminhadas, dirigindo ou em momentos de lazer para estudar.

Nota do Consultor
A escassez de tempo para estudos faz parte da rotina moderna de trabalho. Por isso abrangimos essa alternativa para lhe ajudar em seus estudos. Aproveite seu tempo livre com excelentes insights de negócios.
Vendas: Pequenas Empresas

e-Book desenvolvido pelo Consultor Alex Kunrath da IDATI com um compêndio direcionado de materiais para estudos de vendas:
Recessão: Perigo ou Oportunidade?
CRM para pequenas e médias empresas
Planejamento e definição de Metas
Manual de Vendas Externas

Nota do Consultor
Esse é um apanhado de materiais de alto impacto para gestores de pequenas empresas. São 4 etapas em 4 materiais, onde o leitor parte da análise para a aplicação na prática de técnicas comerciais.
Administração Clássica

Os mais de 30 livros escritos por Drucker reúnem três características fundamentais: rigor intelectual, praticidade e profundo conhecimento das tendências administrativas que realmente viriam para ficar. Essas qualidades o tornaram um dos escritores mais lidos em todos os tempos na área de negócios, difundindo como nenhum outro a arte de bem administrar. Drucker foi o precursor daquilo que hoje se convencionou chamar de melhores práticas, muito antes de o termo virar moda, e seus ensinamentos primam pela simplicidade tanto quanto pela eficácia.Uma de suas obras mais importantes ― The Effective Executive, de 1966 ― é um dos melhores exemplos disso. Publicada no Brasil em 1990, com o título O Gerente Eficaz, até hoje o livro é um sucesso de vendas, sendo conhecido aqui, e em todo o mundo, como o guia definitivo para a arte de fazer acontecer.

Nota do Consultor
Estudar sobre administração sem ler Peter Drucker é um dos maiores erros de um estrategista. Os cinco pontos principais desse livro sobre Gestores Eficazes:
- Sabem gerir do tempo e as suas prioridades
- Tomam decisões e resolvem problemas
- Constroem relações e comunicam eficazmente
- Conhecem o seu negócio e a sua indústria
- Criam uma organização eficaz